terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Duas pessoas ficam feridas em acidente na Zona Sul do Rio

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo




Carro bateu em moto perto da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa.

Vítimas tiveram ferimentos leves e foram levadas para hospital.


 Pelo menos duas pessoas ficaram feridas na noite desta terça-feira (23) após um acidente envolvendo um carro e uma moto na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), o motorista perdeu o controle do automóvel e bateu numa moto

O acidente aconteceu por volta das 21h desta terça. Bombeiros do quartel de Copacabana foram acionados para o local. De acordo com a corporação, a colisão foi entre as avenidas Borges de Medeiros e Mário Ribeiro. O carro ficou com a lataria parcialmente destruída.
 
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, também na Zona Sul. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
 
Por causa do acidente, o trânsito foi parcialmente interditado na Avenida Borges de Medeiros. Motoristas que seguiram em direção a São Conrado encontraram retenções em grande parte da via. Além dos agentes da CET-Rio, guardas municipais e policiais militares auxiliaram os motoristas.
 
Vias perigosas
 
A CET-Rio iniciou nesta terça (23) um projeto que tem o objetivo de diminuir o número de acidentes nas vias do Rio em até 15% até o ano de 2012.
 
Como parte do projeto, batizado de Aura (área urbana de redução de acidentes), foi feito um levantamento das vias mais perigosas da cidade.
 
Segundo a CET-Rio, as três vias mais perigosas do Rio em 2009 foram a Avenida Presidente Vargas, no Centro; a Avenida das Américas, na Barra, Zona Oeste do Rio; e a Estrada dos Bandeirantes, também na Zona Oeste. Juntas, essas vias totalizam 1.299 acidentes.
 
De acordo com a CET-Rio, o número tão alto de acidentes nas vias, que são sinalizadas e possuem faixas de pedestres, ocorre devido a vários fatores, como condutores que cometem atitudes irresponsáveis, pedestres que atravessam em lugares inadequados e problemas de engenharia de trafego.

De acordo com o diretor de educação da CET-Rio, Mauro Ferreira, ações de engenharia de trafego, operação e educação serão implantadas para a melhoria do trânsito nessas áreas.
 
Só Avenida das Américas teve 649 acidentes
 
Considerada a via mais perigosa, com 649 acidentes, na Avenida das Américas será implantado um projeto para duplicar um dos trechos.
 
"O projeto visa duplicar o trecho que vai da Salvador Allende até o Recreio Shopping, pois só tem uma pista para cada sentido. Assim, o retorno é feito no meio da via e isso é muito perigoso. Com a duplicação, as pessoas terão o sinal para fazer o retorno de forma mais segura", afirma Ferreira.
 
O projeto, que inclui reforço na sinalização, já começou em alguns lugares do subúrbio do Rio, como Penha e Méier. Segundo Ferreira, estão sendo priorizados os locais onde há escolas, por conta do grande número de atropelamentos